Categories: NotíciasPará

143 mil jovens estão desocupados no Pará, diz IBGE

Um em cada quatro jovens paraenses, na faixa etária de 18 e 24 anos, está de cara para cima, sem emprego e sem qualquer perspectiva de arranjar ocupação. São ao todo 143 mil indivíduos, o suficiente para encher duas cidades do tamanho de Redenção. As informações foram levantadas com exclusividade pelo Blog do Zé Dudu a partir de números recém-divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio de sua Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral (PnadC-T).

No trimestre encerrado em março, o Pará tinha 441 mil desocupados, que correspondiam a 11,5% de toda a população em idade de trabalhar. Todavia, a taxa de desocupação entre os jovens paraenses é de 24%, mais que o dobro da taxa média do estado. De cada dez desempregados do Pará, ao menos três tem entre 18 e 24 anos. Ao todo, o estado possui 1,08 milhão de jovens nessa faixa etária e mesmo quem trabalha ganha remuneração média (R$ 876) muito inferior à do estado (R$ 1.486).

A Unidade da Federação mais populosa e rica da Amazônia é a 9ª do Brasil em número de jovens sem oportunidade. Em contrapartida, o Pará é um dos mais letais da nação para jovens. Segundo dados divulgados no início deste mês pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no “Atlas da Violência 2019”, a taxa de homicídio juvenil paraense chega a estarrecedores 105,3 registros para cada grupo de 100 mil indivíduos e salta para 195 registros entre as vítimas de sexo masculino.

Embora em bandejas de mensuração distintas, a chance de um jovem ser assassinado no estado é imensa e proporcionalmente maior que a de esse mesmo jovem encontrar emprego e ajudar a movimentar a economia. Está tudo fora de ordem, inclusive na capital do Pará, onde 33 mil de seus 152 mil jovens também estão sem ocupação. Em Belém, a taxa de desemprego entre os jovens crava 36,2%, a 5ª maior entre as capitais, só superada por Rio Branco-AC (44,6%), Macapá-AP (40,5%), Manaus-AM (37,9%) e São Luís-MA (36,9%).

ZÉ DUDU

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Bolsa volta a bater recorde e tem maior alta em 15 meses em novembro

Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…

3 horas ago

BC fecha cerco a contas-bolsão e regulamenta serviços bancários

O Banco Central (BC) deu um novo passo nesta sexta-feira (28) para restringir o uso…

13 horas ago

Mercado reduz previsão da inflação para 4,43% este ano

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)…

1 dia ago

Pagamento por aproximação passa a ser usado no Metrô de São Paulo

A partir desta segunda-feira (1º), o pagamento da tarifa do Metrô em São Paulo poderá…

2 dias ago

Rio sedia 1ª Cúpula Popular do Brics para debater Sul Global

Começou nesta segunda-feira (1º). no Armazém da Utopia, no centro do Rio de Janeiro, a 1ª…

2 dias ago

This website uses cookies.