Mais de 66 mil terão o título de eleitor cancelado no Pará

Mais de 66 mil eleitores terão o título eleitoral cancelado em todo estado do Pará. O motivo é a falta de regularização do documento, referente às Eleições Gerais de 2018. Segundo o balanço do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, é o que apresentou o maior número de cancelamentos.

Na última segunda-feira (6), terminou o prazo para a regularização do título, porém, 66.837 eleitores não compareceram diante à Justiça Eleitoral para sanar a pendência. Desde total, 4.263 são eleitores de Ananindeua, o segundo maior colégio eleitoral do Estado. Em seguida vem Marabá, com 3.412; Parauapebas, com 2.813; Santarém, com 2785 e Itaituba, com 2.584.
A orientação da Justiça Eleitoral é de que quem estiver nesta situação, deve procurar o cartório eleitoral da sua cidade e preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE), apresentando o documento de identificação com foto e um comprovante de residência atualizado. O eleitor também fica sujeito ao pagamento de multa no valor de R$ 3,51 por turno faltante. Cada turno é considerado uma eleição.
A Justiça Eleitoral ainda reforça que, o título de eleitoral precisa estar regular para que o cidadão fique em dia com outros documentos, como passaporte. A regularidade do título também é exigida para: a obtenção de empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo; a inscrição em concurso público, a investidura e a posse em cargo ou função pública; a renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e a prática de qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou Imposto de Renda, entre outros.
Dia 31 encerra recadastramento biométrico em Marabá

Desde novembro 2018, o TRE está realizando o recadastramento biométrico obrigatório em Marabá. Mas, no município, ainda faltam mais de 40 mil eleitores realizar o processo. Atualmente, Marabá tem 56.152 eleitores aptos a votar. O prazo final encerra no dia 31 de maio e os postos de atendimento apresentam baixa procura dos eleitores.
O TRE ressalta que, quem ainda não fez o recadastramento biométrico corre o risco de enfrentar grandes filas se deixar para os últimos dias. Quem perder o prazo e não fizer o registro das impressões digitais terá o título de eleitor cancelado, perdendo o direito de votar nas eleições municipais de 2020. Na cidade há três postos de recadastramento: na Praça São Francisco, no Fórum Eleitoral e no Shopping da cidade.

Postos de Atendimento e horários:
Fórum Eleitoral – Folha 16, VP3, Quadra 36, Lote 10, Nova Marabá. O atendimento é de segunda a sexta das 8h às 16h da tarde. Sábado e domingo, o atendimento vai até às 14h.
Posto de atendimento da Praça São Francisco – AV. São Francisco, Nº. 2233 – Cidade Nova. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 16h.
Shopping Pátio Marabá – AV. Transamazônica, o atendimento é de segunda a sábado, de 12h às 21h.

FONTE: PORTAL ORM

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Saiba a previsão para provas do Concurso Nacional Unificado

O anúncio do adiamento da aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) pegou os…

32 minutos ago

Polícia Federal apura desvio de recursos de associação indígena

A Polícia Federal cumpriu, nesta sexta-feira (10/05), dois mandados de busca e apreensão, em Marabá.…

2 horas ago

Contra a construção da ‘Ferrogrão’, indígenas do Baixo Tapajós realizam protesto em seminário

Indígenas da aldeia Muruary, do Baixo Tapajós, realizaram um protesto na tarde desta terça-feira (7)…

2 horas ago

Paysandu anuncia dispensa do volante Gabriel Bispo

Bispo deixa o Paysandu após críticas da torcida bicolor | Divulgação / Paysandu SC Depois…

7 horas ago

PM recupera produtos furtados em estabelecimentos comerciais em Itaituba, no PA

A guarnição do grupo tático da polícia militar, tomou conhecimento da ocorrência de um furto…

7 horas ago

Cadastro eleitoral: Eleitores deixam para última hora e formam filas em Tailândia

Nesta quarta-feira (08), é o último dia para realizar serviços de alistamento para novos eleitores,…

7 horas ago

This website uses cookies.