Em alusão ao movimento “Maio Vermelho”, que sensibiliza a população para o diagnóstico precoce e o tratamento adequado das hepatites, o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), orientou os colaboradores da Unidade sobre os principais sintomas e formas de transmissão da doença. As informações foram repassadas durante a 12ª Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho (SIPAT), realizada neste mês, com o tema “Segurança 360º: a segurança do trabalho aplicada a todas as áreas da vida”.
As hepatites virais são inflamações no fígado provocadas por vírus. Elas são classificadas por letras do alfabeto (A, B, C, D e E), sendo as mais comuns no Brasil as hepatites A, B e C. Segundo o Ministério da Saúde, entre os anos de 1999 a 2017, 13.561 casos de hepatites foram registrados no Pará. Desse total, 745 pessoas morreram em decorrência de complicações da doença.
A transmissão da hepatite A se dá de forma fecal-oral, por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados. No caso da hepatite B, a doença pode ser transmitida sexualmente, durante a gestação ou no parto, e a partir do compartilhamento de objetos como seringas, agulhas, escova de dentes, lâminas de barbear e alicates de unha. Já a hepatite C é transmitida principalmente por via sanguínea.
Além da prevenção da hepatite, durante a 12ª SIPAT do Hospital Regional de Marabá também foram abordados assuntos como segurança no trânsito, bem-estar e qualidade de vida, infecções sexualmente transmissíveis e biossegurança. A programação contou com o apoio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano, do Centro de Testagem e Aconselhamento de Marabá, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Marabá e da SOS Consultoria Empresarial de Marabá.
“Todos os palestrantes, de diferentes áreas e saberes, trouxeram informações importantíssimas para a segurança e o bem-estar dos profissionais do Hospital no ambiente de trabalho. A ação foi desenvolvida pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho e a Comissão Interna de Prevenção de Acidente, com a participação de diversas instituições parceiras”, disse a enfermeira do Trabalho do HRSP, Cinthia Miranda.
Sobre a Unidade – O HRSP tem 115 leitos, sendo 77 de Unidades de Internação e 38 de Unidades de Terapia Intensiva. Possui perfil cirúrgico e habilitação em Traumato-ortopedia pelo Ministério da Saúde, oferecendo atendimento gratuito nas especialidades de Cardiologia, Cirurgia Buco-maxilo-facial,Cirurgia Plástica Reparadora, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Fisioterapia, Infectologia, Medicina Intensiva adulto, pediátrica e neonatal, Nutrição, Obstetrícia de Alto Risco, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Neurocirurgia, Terapia Ocupacional, Traumato-ortopedia, Nefrologia e Anestesiologia.
Por Aretha Fernandes / Agência Pará
Endereço: Rod. PA 150, s/n. KM 07, Nova Marabá – Marabá – Pará CEP: 68506670
Telefone: 9433233588
Site: hrsp.org.br
Assessoria de Comunicação
Fone: (94) 3323-5252
Email: ascom@hrspprosaude.org.br
Na manhã deste sábado, 21 de dezembro de 2024, a Polícia Civil cumpriu um mandado…
Treinador Pedro Chaves terá a primeira experiência na elite do Parazão | Jorge Luís Totti/PaysanduO…
No último dia 19 de dezembro de 2024, por volta das 18h50, na zona rural…
Um homem identificado com José Orlando, de 31 anos, foi morto com um golpe de…
Será lançado neste domingo (15), o documentário "Dançando Além das Fronteiras", o primeiro documentário de…
This website uses cookies.