Aconteceu nesta terça-feira (25) o julgamento dos acusados de assassinar vaqueiros, um fazendeiro e um veterinário em Ourilândia do Norte no sudeste do Pará. A chacina ocorreu no dia 8 de outubro de 2015 na fazenda Alana, em uma região conhecida como Placa da Bateia, zona rural do município de Ourilândia.
José Vieira Mattos é apontado como mentor do crime. Natanael Rosa de Barros, Moisés Rosas de Barros, César Duarte Santiago e Osvaldo Antonio de Oliveira são suspeitos de participar da ação criminosa. Foram a júri popular neste terça no Fórum “Juiz José Elias Moteiro Lopes” em Marabá César Duarte Santiago, Osvaldo Antônio de Oliveira e José Vieira de Matos.
Manoel de Paula Ribeiro Filho, Samuel Santiago Oliveira e Josué Francisco de Assis, são acusados da prática de associação criminosa.
Após mais de 13 horas de sessão, o conselho de sentença concordou com a tese da defesa do acusado Cesar Duarte Santiago, que estava patrocinado pela Defensoria Publica através do Defensor Allysson Castro e o absolveu de todas as quatro acusações de homicídio além do crime de associação criminosa. O mesmo aconteceu com o acusado Osvaldo Antonio de Oliveira, que foi absolvido também de todos os crimes de homicídio e da associação criminosa. Osvaldo teve a defesa patrocinada pelos advogados Arnaldo Ramos e Rafhael Braz.
Entretanto, José Vieira Mattos, acusado de ser o mentor do crime, foi condenado por todos os 4 homicídios e absolvido do crime de associação criminosa resultando em uma pena definitiva de 60 anos de reclusão em regime inicialmente fechado.
“A demonstração da inocência do acusado (Cesar Santiago) representou o coroamento de um trabalho de vários meses, tendo em vista que o processo tramitou na Comarca de Ourilândia do Norte, até ser desaforado para Marabá”, declarou o Defensor Allysson Castro. “A partir do momento que fomos nomeados para a defesa do referido assistido passamos a nos dedicar, com a ajuda dos estagiários, a traçar a melhor tese de defesa, que foi acolhida pelo conselho de sentença e com a consequente absolvição do nosso assistido dos quatro homicídios e do crime de associação criminosa”, comentou.