Inicia na próxima segunda-feira (1º) e vai até o dia 30 de outubro, o II Circuito Gastronômico de Marabá, que traz o Festival do Tucunaré como destaque desta edição. O evento é promovido pelo Sindhotel (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, bares e similares) de Marabá.
Além do tucunaré, as sobremesas servidas serão feitas com frutas típicas da região. De acordo com o presidente do Sindhotel, Dauro Remor, o objetivo é fortalecer a presença do tucunaré no cardápio dos restaurantes, uma vez que muitos turistas que chegam a Marabá querem experimentar o peixe.
Para acertar os últimos detalhes do evento, uma reunião ocorreu na última terça-feira (25), na sede do Sebrae, na Nova Marabá. O circuito realizou oficinas de capacitação para todos os participantes e envolveu cozinheiros, empresários e órgãos ligados ao turismo local.
O restaurante de Domingas Santos Moura, localizado na Orla do Rio Tocantins, na Marabá Pioneira, é um dos participantes do II Circuito Gastronômico. No local eles estão preparando o Tucunaré Las Vegas. “É um dos melhores tucunarés que a gente tem no Copo Sujo.”, antecipou Domingas.
O restaurante de Sayuri Sakaguchi, também na Orla do Rio Tocantins, também está participando do circuito. Ela informou que está elaborando um prato que tem o Tucunaré de entrada, além de uma sobremesa com frutas regionais. “A receita é enfatizar produtos da região. Então, nós vamos usar produtos daqui. Banana da terra, castanha, os pratos são elaborados com esses ingredientes”, informou.