OPERAÇÃO DESARTICULA GARIMPO E COMÉRCIO ILEGAL DE OURO EM ÁREA INDÍGENA

#Ourilândia_Tucumã
OPERAÇÃO DESARTICULA GARIMPO E COMÉRCIO ILEGAL DE OURO EM ÁREA INDÍGENA.
Na manhã desta terça-feira (21), foi realizada uma ação da Polícia Federal, em parceria com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Fundação Nacional do Índio (Funai).
A “Operação Muiraquitã” foi deflagrada nos municípios de Ourilândia e Tucumã, região sudeste do Pará e teve como objetivo a desarticulação de um esquema criminoso de garimpo e comercialização ilegal de ouro extraído do interior da Terra Indígena Kayapó.

As equipes especilizadas e treinadas para a operação contaram com 70 servidores federais, que tiveram o apoio aéreo de sete helicópteros. Durante a investigação, foram identificados diversos pontos de logística e garimpos ilegais, além de duas pistas de pouso e decolagem de pequenos aviões utilizados para o transporte de ouro extraído ilegalmente da terra indígena.
A finalidade das ações iniciadas hoje é realizar prisões em flagrante dos envolvidos, facilitar a ação do órgão ambiental na constatação dos danos extremos à natureza, desativar as pistas de pouso que não são homologadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e que não servem à comunidade indígena e estancar a extração e comercialização ilegal de ouro na região.
Há ainda a informação de que indígenas de algumas aldeias estariam envolvidos no esquema, compactuando e lucrando com a atividade garimpeira clandestina, assim como comerciantes de ouro da região, que atuam como receptadores do minério, repassando-o para outros estados ou para outros países.
Entre os principais danos causados pela extração clandestina estão o desvio do curso de rios, desmonte hidráulico (no caso de garimpagem mecânica), aterramento de rios e contaminação do solo, ar e água através de metais pesados, principalmente o mercúrio, extinção de vegetação e animais e contaminação de silvícolas.
A extensão dos pontos identificados durante a operação será avaliada por peritos criminais federais. Durante a ação, foram feitas coletas de informações e materiais que resultarão em laudo pericial, mensurando os danos ambientais ocasionados pela prática ilícita.

Fonte: Top Notícias Policiais Do Pará

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Projeto contra devedor contumaz separa joio do trigo, diz secretário

No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…

3 horas ago

Bolsa volta a bater recorde e tem maior alta em 15 meses em novembro

Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…

14 horas ago

BC fecha cerco a contas-bolsão e regulamenta serviços bancários

O Banco Central (BC) deu um novo passo nesta sexta-feira (28) para restringir o uso…

24 horas ago

Mercado reduz previsão da inflação para 4,43% este ano

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)…

2 dias ago

Pagamento por aproximação passa a ser usado no Metrô de São Paulo

A partir desta segunda-feira (1º), o pagamento da tarifa do Metrô em São Paulo poderá…

2 dias ago

This website uses cookies.