MST publica manifesto ao povo de Marabá, esclarecendo os fatos ocorridos na Fazenda Santa Teresa

Manifesto das famílias Sem Terra do Acampamento de Resistência Hugo Chávez ao povo de Marabá
A imprensa local e nacional noticiou no último fim de semana que Sem Terras entraram em conflito com pistoleiros e milícias (financiados pelo fazendeiro Osvaldo Saldanha) na fazenda Santa Teresa em Marabá. A terra de castanhais públicos que pertence a união tornou-se uma fazenda grilada pelo instituto de terras do Pará (ITERPA). Nós, os Trabalhadores Sem Terra não admitiremos que camponeses e camponesas sejam espancados e chamados de “vagabundos” e “bandidos”, por que é o latifúndio que faz dessa região naturalmente nascida para produzir alimentos, a região da exploração, da violência e da fome.

Para muitos, nossa luta não parece ser importante, mas ela carrega a certeza de que todos e todas devem lutar pelos seus direitos! De que a sina de um camponês é produzir alimentos baratos e saudáveis ao trabalhador da cidade. É cuidar da natureza e dos animais, dos rios e das matas. Não podemos mais aceitar esse discurso de progresso do agronegócio, onde na prática o que resta é a exploração e violência contra homens e mulheres. O povo não sente as melhorias na mesa nem no seu cotidiano, nossas riquezas naturais com florestas, rios, animais, minérios e água são saqueadas, nossas terras são griladas por latifundiários sem nenhum compromisso com a história e a luta do povo de Marabá.
Pra quem não sabe, o latifúndio é responsável pela morte de mais de 70 trabalhadores, através de assassinatos encomendados e chacinas no Pará só no ano de 2017. Também são responsáveis pela intoxicação de 64% dos alimentos que são vendidos para o nosso consumo que causa doenças e compromete a vida até daqueles que ainda nem nasceram. No nosso caso denunciamos a Família Saldanha, que veio para o estado do Pará fugida de crimes de sonegação de imposto, roubo de carga, fraude e corrupção em licitações de merenda escolar. Que compraram terras com dinheiro sujo e que continua alastrando medo e terror.
Osvaldo Saldanha, o criminoso que é condenado por trabalho escravo em Parauapebas e mandante do atentado terrorista às famílias do nosso Acampamento não é uma “pessoa de bem”, mas um criminoso perigoso que rouba o povo brasileiro. Aí perguntamos: quem é o bandido da história?Em nosso país, leis são justiça para os ricos e punição para os pobres. O Estado quando não está omisso, se coloca em apoio aos grandes latifundiários; as forças que o pequeno agricultor enfrenta são violentas e desiguais. Ao meio de tanto rancor e ignorância, o bombardeio midiático sensacionalista destinado a conservar uma ordem injusta e excludente alimenta um ódio em pessoas que possuem casa, comida, emprego e conforto contra quem tem muito pouco ou quase nada disso. E que se rebela contra essa situação.
Com a humildade que temos, mas com a coragem que aprendemos, nós lhes dizemos: não recuaremos um passo da decisão de lutar pela terra que é nossa! A justiça para nós é aquela que reparte o pão, que reparte a riqueza. Chegou o tempo da nossa justiça, que para muitos pode não ser legal, mas que não há um jurista no mundo que nos diga que não seja legítima. Seguimos lutando e construindo a tão sonhada Reforma Agrária.
LUTAR! Construir Reforma Agrária Popular!
Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Queda da desigualdade acelera crescimento do país, diz economista

Passados mais de 80 anos de criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), instituída…

6 minutos ago

Pará começa a rastrear a produção de dendê a partir deste mês

Desde o dia (02) de maio, o Pará começou a rastrear produção de dendê em todo…

1 hora ago

Polícia Civil recupera veículo de grupo criminoso especializado em fraude bancária, em Itaituba

A Polícia Civil realizou uma operação nesta sexta-feira (03) em Itaituba, no sudoeste do Pará,…

2 horas ago

Garoto de programa paraense acusa Jesuíta Barbosa de calote

É comum artistas, sobretudo os globais, estarem no centro das notícias, principalmente quando são por…

5 horas ago

Futebol de campo: Copa Tailândia acontece dia 10 de maio; inscrições estão abertas

Estão aberta as inscrições para o futebol de campo do torneio Copa Tailândia 2024, em…

6 horas ago

Município de Itaituba é contemplado com 1 milhão de dólares

Itaituba, Sudoeste do Pará, comemora mais uma grande conquista para o município no atendimento à…

7 horas ago

This website uses cookies.