Mulher ingeri medicamentos vencidos e passa mal

Mulher pegou os remédios no Posto de sua cidade
Ela diz ter recebido os comprimidos no Posto de Saúde. A prefeitura afirma que os medicamentos que a mulher diz ter ingerido, há dois anos não são mais distribuídos, Ivonete de Sousa Alves, 40 anos, foi diagnosticada há três meses como portadora do vírus da tuberculose e, imediatamente, começou o tratamento da doença, com medicamentos fornecidos gratuitamente pelo SUS: Rifampicina 150 mg mais Isoniazida 75 mg. De acordo com a enfermeira Maria Natalina, o tratamento tem duração de seis meses e todos os medicamentos são oferecidos nos postos de saúde ao paciente diagnosticado.
Com Ivonete não foi diferente, ela fez todos os procedimentos necessários e já estava no seu terceiro mês em busca da cura, porém, segundo ela, todas as vezes que ingeria o medicamento, passava mal.

“Sempre que eu tomava os remédios, eu ficava sonolenta, minha pressão caía, meu corpo ficava trêmulo e meu coração disparava. Às vezes, eu tinha que beber leite para melhorar” conta a mulher.


Na última quarta-feira (18), Ivonete estava fraca, sentia fortes dores no peito e escarrou sangue. “Quando escarrei sangue fiquei com medo, chorei, meu corpo estremeceu, corri, chamei a vizinha e ela me levou para o posto de saúde”, narra ela.

Ivonete foi até o Posto de Saúde “Maria Francinete Lima da Silva”, no Setor Atila Douglas, onde foi atendida pela enfermeira Jeanne Martins Costa. “Quando cheguei à unidade de saúde, falei dos sintomas para a enfermeira. Ela me encaminhou para outro posto de saúde. Porém, lá não tinha médico. Daí retornei para casa” relata.

Já em casa, Ivonete na companhia de sua vizinha, Naiza Barbosa, decidiu procurar uma farmácia para saber o que estava acontecendo, no estabelecimento, elas foram informadas que o medicamento fornecido pelo município estava com a validade vencida.

Preocupada, Ivonete procurou novamente o Posto de Saúde do Atila Douglas, que lhe fornece o medicamento. “Cheguei e falei para enfermeira, percebi que ela ficou preocupada, ou desconfiada, e me disse que isso nunca havia acontecido”.

Ainda segundo Ivonete Alves, a enfermeira ligou para outra enfermeira e explicou da situação e, logo após, Ivonete foi encaminhada até o Hospital Municipal “Dra. Iraci Machado Araújo”, para realizar novos exames. “Perguntei o médico o porquê das dores, ele me disse que era consequência dos medicamentos vencidos”, relatou a mulher.
Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Vídeo: na escuridão, população de Ananindeua pede socorro

Reclamações de moradores são muitas e muito antigas | Reprodução/Google Street View) O município de…

17 minutos ago

Hospital Regional do Sudeste do Pará alerta sobre os perigos da automedicação

Em alusão ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, celebrado ontem domingo, 5, o…

4 horas ago

Em quatro meses o Pará supera o número total de casos de Influenza de 2023

Os casos de Influenza não param de crescer. No Pará, de janeiro a abril deste ano,…

4 horas ago

Veja o que fazer após o adiamento do “Enem dos Concursos”

Os mais de 2,144 milhões de candidatos que aguardavam para realizar a prova do Concurso…

6 horas ago

Queda da desigualdade acelera crescimento do país, diz economista

Passados mais de 80 anos de criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), instituída…

7 horas ago

Pará começa a rastrear a produção de dendê a partir deste mês

Desde o dia (02) de maio, o Pará começou a rastrear produção de dendê em todo…

8 horas ago

This website uses cookies.