Homens encapuzados invadiram o acampamento Hugo Chaves e atearam fogo em barracas, motocicletas e tudo o que encontraram pela frente. A denúncia foi feita por pessoas que moram na vila Sororó e que não quiseram se identificar. Segundo a denúncia, era por vota da 1h da manhã deste sábado (28) quando homens encapuzados invadiram o acampamento e realizaram a devassa.
Há informações também que os homens jogaram animais vivos dentro das chamas e cães foram mortos a tiros. Além disso, eles oprimiram os moradores e levaram os celulares dos que se encontravam acordados. Não houve relatos de vítimas fatais.
Os moradores ficaram arrasados com a situação, principalmente pela quantidade de crianças e idosos que moram no acampamento. Eles temem uma nova invasão, sua integridade física e até mesmo pelo risco de vida.
Os trabalhadores rurais já haviam saído do acampamento em dezembro de 2017 após decisão judicial de reintegração de posse. Cerca de 300 famílias saíram naquela ocasião. Entretanto, pouco tempo depois eles retornaram.
À época, a decisão foi tomada durante audiência no Fórum da Comarca de Marabá. O dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Ulisses Manaças diz que a organização apresentou novos elementos para provar que as terras da fazenda Santa Tereza pertencem à União. Apesar disso, o juiz decidiu arquivar o processo.
O acampamento Hugo Chávez fica a 30 quilômetros do centro urbano de Marabá, às margens da Rodovia BR-155. Fonte: Rádio Clube.