A Prefeitura Municipal de Marabá, por meio do DMTU (Departamento Municipal de Trânsito Urbano) realizou domingo (15) uma blitz educativa na entrada da Marabá Pioneira. A velha máxima “Não deixe seu verão morrer na praia. Se beber, não dirija” é o tema da campanha de conscientização do órgão neste verão 2018. Panfletos com informações importantes para os condutores foram distribuídos, verificação de documentação e retenção de veículos estão no rol dos trabalhados desempenhados pelo órgão de segurança naquele ponto. O Panfleto distribuído apresenta informações contidas no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro, que prevê multa de até R$2.934,70, 7 pontos na carteira e suspensão do direito de dirigir por até um ano, para quem dirigir embriagado, uma vez que, o consumo de bebidas alcoólicas interfere negativamente nos reflexos do motorista. O folheto contém também dicas como vistoriar o carro antes de qualquer viagem, verificar a documentação e ainda cuidados aos motociclistas e pedestres.
O arte educador Antônio Lacerda, do setor de Educação para o Trânsito do DMTU (Departamento Municipal de Trânsito Urbano), afirmou que a equipe do órgão faz um trabalho de conscientização aos condutores. Ele explica que, muitas vezes a pessoa vai à praia levar a família, ingere bebida alcoólica e logo após pega o volante do veículo, quer motocicleta ou carro. “O que não é apropriado [dirigir embriagado]. Trazer sua família e colocar todos em risco. Nosso trabalho é voltado para que ele [condutor] possa ser um banhista com segurança. Se for beber não dirigir, e se tiver alguém que possa dirigir que o condutor ceda a oportunidade para a pessoa salvar a vida dele”, resume Antônio Lacerda.
O motorista de Uber Luciano de Souza Dias, foi parado na blitz educativa do DMTU. Após apresentar a documentação ao agente de trânsito foi constatado que Luciano estava levando os passageiros com segurança. Ele considerou positivo o trabalho do órgão. “Vemos muitos acidentes acontecendo na cidade. Então é bom para prevenir o que vem ocorrendo na cidade. O trânsito é sempre um problema. Eu acho bom que sempre tenha esse tipo de trabalho [de educação]”, elogiou Luciano de Souza. Quem também foi parado na blitz educativa foi Rafael Nogueira. Ele veio de Parauapebas, a 170 Km de Marabá, curtir o verão na praia do Tucunaré. Animado ele de igual forma aprovou o trabalho do Departamento Municipal de Trânsito Urbano.